Falar de Estradiol, estrógeno, já nos remete a pensar em reposição hormonal e risco de câncer de mama.
Mas hoje queria desmistificar o papel de vilão do Estradiol.
Vamos conhecer primeiro quem é esse hormônio e qual seu papel no corpo da mulher.
O Estradiol é um hormônio produzido nos tecidos ovarianos por ação do FSH (Hormônio Folículo Estimulante produzido na hipófise).
O Estradiol é o tipo mais ativo de estrogênio para a saúde e sexualidade da mulher.
Uma das suas funções mais importantes é provocar o espessamento do útero, formando o endométrio e preparando o útero para receber o óvulo fecundado.
Pouco falado mas também dentre suas importantes funções está a ação anabolizante do estradiol no corpo feminino, sendo responsável por repor e restaurar estruturas importantes como a massa magra, massa óssea, pele e colágeno.
Com a chegada da menopausa os níveis de estradiol caem abruptamente, este é um processo natural na vida da mulher, porém está longe de ser considerado algo que não mereça tratamento e atenção.
Nesse momento se coloca um peso excessivo no Estradiol e associam-se a ele o papel de vilão em aumentar o risco de câncer de mama.
Porém, fazer essa relação é muito questionável e digo para vocês que todas as evidências clínicas e científicas mostram que o Estradiol não causa câncer.
Existem uma série de fatores de risco para o câncer de mama como por exemplo a exposição de estrógeno AO LONGO da vida através do uso de anticoncepcional e não apenas na reposição hormonal.
Portando precisamos ter muito cuidado em interpretar dados da literatura para não transformar em vilão quem também pode trazer benefícios para a saúde prevenindo doenças e prolongando a qualidade de vida da mulher.
*mantenha seus exames de rotina em dia e consulte regularmente seu médico!
Fale com a gente!