A Saúde Ocupacional encarrega-se das questões relativas à saúde dos funcionários de uma empresa.
Este cuidado se consolida, especialmente, por meio das iniciativas preventivas do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e dos seus exames complementares
Veja aqui quais os principais exames complementares solicitados na Saúde Ocupacional com intuitos preventivos.
Por força da Norma Regulamentadora N. 7 (NR-7) – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, “todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados” estão obrigados a elaborar e implementar o referido Programa.
Audiometria
Acuidade Visual Digital
Avaliação Psicossocial
Campimetria
Eletrocardiograma Digital
Eletroencefalograma Digital
Espirometria
Raio X

heartbeat-2418722_1280


ECG

É o registro de variação dos potenciais elétricos gerados pela atividade elétrica do coração. Realizado através de eletrodos colocados na região torácica.

Brain Linking


EEG

É o registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no cérebro, realizado através do posicionamento de eletrodos em regiões especificas.

BREATHING, SPIROMETRY ELDERLY P.


Espirometria

Também conhecido como prova de função pulmonar, permite o registro de vários volumes e fluxos de ar, com a finalidade de medir a velocidade e quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. O exame é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro.

raio x


Raio X

Na medicina os raios X são utilizados nas análises das condições dos orgãos internos, pesquisas de fraturas, lesões, tumores, doenças ósseas, etc. O exame é realizado através da emissão de várias imagens em diferentes planos de posicionamento do paciente.

campimetria


Campimetria Computadorizada

É o exame oftalmológico que avalia a percepção visual central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução visual. Utilizado para diagnosticar o glaucoma, doenças neurológicas, entre outras.

Audiometry


Audiometria Tonal

É um exame indolor que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro. Por ser um exame subjetivo o paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que perceber o som.