ASLO – Antiestreptolisina O
O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo beta hemolítico do grupo A, que geralmente ataca pela garganta.
As bactérias estreptococos beta hemolítico do grupo A são responsáveis pelo aparecimento de diversas doenças como amigdalite, escarlatina (infecção de garganta associada a uma erupção de pele), septicemia (infecções do sangue), erisipela (infecção do tecido abaixo da pele, geralmente nas pernas), febre reumática e glomerulonefrite (inflamação renal) aguda;
O exame ASLO é utilizado no diagnóstico destas infecções pelo Estreptococo beta hemolítico do grupo A, que produz, entre outras proteínas, a estreptolisina O, que induz á síntese destes anticorpos específicos.
Títulos altos ou ascendentes indicam provável infecção aguda. Se permanentemente elevados podem indicar ter havido exposição prévia ao Estreptococo e sua diminuição pode demorar até um ano principalmente se houverem complicações como febre reumática e glomerulonefrite.
Os valores de ASLO devem também ser relacionados à idade do paciente.