Hemograma Completo
O hemograma é o exame mais solicitado pelos médicos, pois permite uma avaliação inicial do paciente. Embora não seja um teste específico para alguma doença, pode dar sinais de que algo esteja errado no individuo como um todo.
No hemograma são avaliadas as três séries celulares componentes do sangue:
Eritrócitos (série vermelha): Na série vermelha os componentes principais são as hemácias e hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio para todas as células do corpo. Alterações na hemácia na quantidade de células, tamanho da hemácia e/ou conteúdo de hemoglobina pode indicar a presença de alterações como anemias e doenças na medula óssea.
Leucócitos (série branca): Na série branca, são contados e classificados os leucócitos (células de defesa do nosso corpo). O aumento de algumas destas células pode indicar a presença de infecção bacteriana, viral e/ou até mesmo processos alérgicos que necessitam de maior investigação.
Plaquetas (Coagulação): São células que atuam na coagulação do sangue, impedindo sangramentos. A diminuição de plaquetas pode ocorrer por vários fatores e pode ser uma importante causa de hemorragias.
Todas estas análises são realizadas por microscopia após coloração para avaliação das características e/ou alterações morfológicas de cada série.