O Exame Toxicológico do cabelo é uma obrigatoriedade exigida pelo DENATRAN para quem possui carteira nacional de habilitação (CNH) nas categorias c, d ou e.
São duas finalidades distintas para a realização do exame toxicológico:
1. Renovação de CHN (Laudo inserido no DENATRAN – sistema RENACH
2. Admissão e/ou Demissão motorista (Laudo com relatório médico inserido no CAGED)
O mais importante de esclarecer e que ainda causa muitas dúvidas aos motoristas é que o laudo de um exame não poderá ser utilizado para duas finalidades.
No dia 12 de abril de 2021, entrou em vigor a Lei 17041, neste sentido, há obrigatoriedade da realização do exame toxicológico a cada 2 anos e meio para as categorias C, D e E para condutores com CNH válida por até 5 anos (com idade inferior a 70 anos);
O laudo do exame toxicológico tem validade de 90 dias a partir da data da coleta.
Através de cabelos ou pelos do corpo, é feita uma análise capaz de detectar o uso em uma janela retroativa mínima de 90 dias. Essa coleta de material não é invasiva, contagiosa ou indolor.
O Exame Toxicológico exigido pelo DENATRAN para renovação da CNH e pelo Ministério do Trabalho, através do eSocial e CAGED, detecta substâncias pré-selecionadas e seus derivados a fim de trazer mais segurança para as estradas.
Veja abaixo quais são as drogas:
· Anfetamina;
· Cocaína;
· Ecstasy (MDMA, MDA, MDE);
· Heroína;
· Maconha;
· Mazindol;
· Metanfetamina;
· Morfina;
· Opiáceos, incluindo codeína;
Derivados como: crack, merla, rebite, skunk, haxixe, meth, ice e speed, também são encontrados no Exame Toxicológico de larga janela de detecção.
Ao se dirigir a um posto de coleta para realizar seu exame toxicológico é muito importante comunicar ao coletor o uso de qualquer medicamento que esteja em uso e também se realizou cirurgia nos últimos 6 meses, pois o exame também identificará remédios. É possível, por exemplo, detectar se algum deles tem a composição de morfina, codeína, anfetaminas (como remédios para emagrecer), entre outros.
Caso a pessoa tenha feito alguma cirurgia recentemente, ela pode ter recebido uma medicação que tenha uma substância desses grupos. Nesses casos específicos, o trabalhador deve apresentar a descrição de sua cirurgia, para ajudar na interpretação dos resultados.
Nos casos de uso de medicação que possa ser detectada pelo exame o posto de coleta envia cópia da prescrição médica para análise do medico revisor que justificará a presença da substância no resultado do laudo se for o caso.
A partir deste laudo, que justifica o resultado positivo por uso legal de medicamento, o laboratório se reportará ao DENATRAN, que será notificado a poder prosseguir com a liberação ou renovação de sua CNH, não existindo, assim, impedimento em relação a este quesito.
Portanto, é possível ficar tranquilo em relação ao uso de remédio controlado no exame toxicológico de larga janela de detecção!
A Syncromed Diagnósticos é um posto dee coleta credenciado para realizar os exame toxicológico de motoristas para as duas finalidades citadas.
Seguimos um rigoroso protocolo de cadeia de custódia para garantir a qualidade do exame, segurança do motorista e do laboratório em todos os processos. Garantindo a confidencialidade do exame e de todo o procedimento.
Temos os melhores preços do mercado e menor prazo de liberação do resultado.
Entre em contato conosco através dos vários canais de comunicação.
Fale com a gente!